A Verdadeira Equipa do Marquês de Pombal. Os Mercadores-Banqueiros e a Arte da Seda.
- InfoBlog de JD

- 27 de dez. de 2018
- 2 min de leitura
Apesar de estar bem fora da Era Medieval, publico este investigação credível do investigador Mauro Burlamaqui Sampaio. Investigador sobre o século XVIII Português na Torre do Tombo em Lisboa e nos Arquivos Estatais Europeus, cursa Ciências Políticas e Relações Internacionais na Universidade Nova de Lisboa.
" Trabalho Científico de Investigação sobre a História do Século XVIII Português que atravessa os seus quatro Reinados, sendo um com Regência de D. João VI.
A construção da obra leva em conta critérios que tem a ver com a Tese Inserida.
Por se tratar de uma nova composição do poder e dos protagonistas junto à D. José I e ao Marquês de Pombal, encontramos cenários completamente diferentes daquilo que até hoje se fez crer nos melhores trabalhos existentes, basicamente foi reescrever o século XVIII Português naquilo que diz respeito as fontes do poder na proximidade de D. José e a identificação de um grupo social indiferenciado na Sociedade Portuguesa; Os Mercadores-Banqueiros."
" Como foi possível não detectar a verdadeira equipa que estava por detrás de D. José I e do Marquês de Pombal durante mais de dois séculos e meio de História? A resposta é simples; Não é possível identificar algo que não se conhece ou que foi oculto na fonte.
Os protagonistas da equipa por detrás de D.José I e do seu Ministro Sebastião José de Carvalho e Melo era formada por Mercadores-Banqueiros nacionais e estrangeiros residentes no Reino, discretamente omitidos ao mais alto nível cuja razão tem a ver com a dimensão do plano, o que pode ser interpretado como consciência estratégia e Sentido de Estado.
D. José fez-se valer dos Validos Adoptivos do Reino detentores de uma Cultura Secular iluminada e ciência comercial, cujas redes se estendiam pela Europa e pelos Impérios.
Nascidos nas Oligarquias da Europa e numa pequena burguesia nacional que despontava no Reino e no Império tinham atitude de elite, e agiram sempre em rede num circuito fechado, em Portugal este grupo acordou com D. José I muito mais do que um plano, acordou um compromisso, um Projecto de Poder nada pacífico para ambas as partes, mas que foi de génio para os tempos, exemplo na sua qualidade e "irrepetível" nas suas condicionantes.
Mais de 250 anos de dúvidas e teorias para localizar seus protagonistas, 13 anos de investigação em absoluto segredo profissional numa obra inteiramente preenchida com pinturas e documentos de época, efectuada nos Arquivos Históricos Nacionais e Estrangeiros com destaque para a Torre do Tombo de Lisboa. Mais de mil cento e cinquenta (1150) páginas na sua 4ª edição de Fevereiro de 2018 onde se discrimina nome a nome, enredos, projectos, acordos e famílias que formavam um pequeno tecido social influente , feito de homens nacionais e estrangeiros adoptivos do Reino estiveram até hoje omitidos da história. "
http://equipadomarquesdep.wixsite.com/marquesdepombal
https://www.facebook.com/mauroburlamaquisampaio22/



Comentários