A Ermida de Santa Catarina, em Monsaraz, Portugal
- InfoBlog de JD
- 1 de jun. de 2019
- 1 min de leitura

Ao redor do castelo, no sopé do moente encontramos vários monumentos desde os Megaliticos Dólmens até Ermidas Medievais, como é o caso da Ermida de Santa Catarina.
Edificada no século XIII, pelos Monges-Cavaleiros da Ordem do Templo que participaram na reconquista da praça-forte de Monsaraz, localizada no lado nascente do sopé do monte de Monsaraz.
A sua edificação tem forma de torre hexagonal acastelada com 5,30m x 5,30m de medida interiores. O templo atualmente é constituído por dois corpos diferentes, originalmente era composta somente pela torre hexagonal e apresenta-nos uma arquitectura religiosa, românica, gótica.
Capela distinta na arquitectura medieval portuguesa, denunciando influências de um românico meridional raro entre nós, que usa a alvenaria como matéria estrutural. O coroamento acastelado é posterior, embora constitua também um elemento tipificador de um intenso universo regional (Terena). O arco triunfal que dá acesso à ábside tem uma feição que denuncia muita antiguidade, obedecendo ainda a padrões romanos ou visigóticos, de arco perfeito de silharia em cunha, a descarregar sobre impostas prismáticas.
No seculo XVII, provavelmente foi acrescentada pelo corpo da nave, construído em alvenaria e com um telhado de duas águas.
No seu interior, a nave apresenta um espaço vasto com arco românico que consente passagem à abside. Esta está coberta por uma cúpula ogival, sob a qual foi rasgado um conjunto de arcos rematados por friso denticulado.
(38°26'40.56"N 7°22'18.15"W) Monsaraz - Reguengos de Monsaraz – Évora - Alentejo Central - Portugal
Foto de Daniel Jorge
Comments