top of page

A arte ancestral de fabrico de Barris e Toneis para vinho

  • Foto do escritor: InfoBlog de JD
    InfoBlog de JD
  • 12 de dez. de 2021
  • 1 min de leitura

Atualizado: 26 de jan. de 2022



A tradição vitivinícola de algumas regiões de Navarra, Espanha, gerou no seu meio uma série de profissões complementares essenciais para fornecer as ferramentas, utensílios e recipientes necessários ao processo de produção dos vinhos de qualidade. Um desses empregos era o de Toneleiro. Na localidade de San Adrián, em 2006, José Fernández deu continuidade à tradição de confeccionar barris de diversos tamanhos, cujas origens familiares começaram na oficina de seu avô.


Documentário de 2006, por Eugenio Moresma Moliner:

Link directo do video: https://youtu.be/OUWdInH2JWg


 

Wineries Muga, com uma experiência famosa na elaboração tradicional do vinho, continua a embalar os seus vinhos em grandes toneis de madeira, feitos à mão. A construção destes grandes contentores é efectuada pelos Toneleiros e a matéria-prima utilizada é a madeira de carvalho americano ou carvalho francês. Em 2000 tivemos a oportunidade de recolher todo o processo de construção destes grandes toneis de madeira.


Documentário de 2000, por Eugenio Moresma Moliner:

Link directo do video: https://youtu.be/Bw7hOZ6wWs8


 

A antiga tradição do vinho da cidade de Valladolid de Nava del Rey, Espanha, levou ao florescimento de oficinas e indústrias que buscam as ferramentas necessárias para a produção de vinho. Desde 1941, a tonelería 'Burgos' tem desempenhado um papel fundamental. Fornece as barricas de carvalho que, ao longo dos anos, vão transformar o mosto em bom vinho. As exigências da época motivaram a industrialização do processo de fabricação das barricas, mas Mariano Burgos mantém frescos os conhecimentos de outrora e recria a fabricação artesanal, que começa com a confecção das aduelas, as tábuas que darão forma às barricas.


Documentário, por Eugenio Moresma Moliner:

Link directo do video: https://youtu.be/7wvuLLXsF_w

Komentáře


© 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2022, 2023 por José Dorropio

bottom of page