top of page

A Mesa, a Cozinha e a Alimentação Medieval

  • Foto do escritor: InfoBlog de JD
    InfoBlog de JD
  • 29 de jun. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 12 de dez. de 2021



Em primeiro lugar apresento aqui um resumo de 13 minutos da Alimentação Medieval.

Um documentário de André, do canal In to the Past:

Link directo do video: https://youtu.be/kBSx5FkcvU8


 

Primeira sessão do ciclo de seminários periódico do Instituto de Estudos Medievais (IEM), intitulado "Seminário de Estudos Medievais" (SEM), sucessor dos seminários "Conversas sobre a Cidade" e "Metodologias em Estudos Medievais", organizados pelo Grupo de Investigação "Territórios e Poderes".

A presente intervenção, a cargo de Iria Gonçalves, pretende olhar para os utensílios usados na cozinha na altura e, a partir daí, perceber a sua utilização no desenrolar da preparação das refeições confecionadas e tomadas pela gente comum.


Vídeo original do 'Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa':

https://youtu.be/41WCvhSWyP4


 

Iria Gonçalves propõe-se explorar questões relacionadas com a alimentação medieval. Nesta sessão do Seminário de Estudos Medievais (SEM) sublinha, entre outros aspetos, as alfaias e os comportamentos, a centralidade do pão e do vinho, a importância da carne e do peixe, sem esquecer os temperos e os molhos que condimentam a comida. Alimentos que, usados consoante as condições sociais e económicas, tornam a alimentação medieval simultaneamente um ato cultural e a satisfação de uma necessidade básica.


Vídeo original do 'Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa':

https://youtu.be/3DluWAmU9hs


 

Muitos pensam na Idade Média como um período sombrio para a culinária, enquanto a fome devastou muitas partes do mundo. No entanto, em toda a Europa, as cozinhas medievais estavam frequentemente repletas de pratos inovadores e saudáveis. Vamos mergulhar fundo no mundo da festa medieval; da preparação do pão, da carne, do vinho e das ervas consumidas nos castelos, aos banquetes nos mosteiros e nas cidades em crescimento.


 

Veja também este post sobre a alimentação dos camponeses e também este post sobre a alimentação da nobreza.


Comments


© 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2022, 2023 por José Dorropio

bottom of page